Tripledemia: Cinco maneiras de evitar surtos de contágio no local de trabalho

14 de dezembro de 2022

Os picos de casos de Covid-19, gripe sazonal e de Vírus Sincicial Respiratório, VSR, vem se tornando motivo de preocupação para a Organização Pan-Americana da Saúde, Opas.

O aumento de uma única infecção respiratória já seria motivo de alerta; mas quando duas ou três começam a impactar uma população simultaneamente, é preciso agir.

Na última semana, os casos de Covid-19 aumentaram 17% na região, com mais mortes na América do Sul e na América Central. As infecções por VSR também aumentaram significativamente, sobrecarregando os sistemas de saúde no Canadá, México, Brasil, Uruguai e Estados Unidos.

Não é segredo que o local de trabalho muitas vezes oferece um terreno fértil para a propagação de doenças infecciosas. A reunião de pessoas em ambientes fechados, pode levar os funcionários a contrair doenças contagiosas no local de trabalho. 

Para ajudar a proteger seus funcionários da “tripledemia”, você deve:

  1. Alertar sobre a importância das vacinas –  Forneça informações sobre farmácias e clínicas locais que oferecem vacinas contra COVID e gripe. Relembre sobre a eventual cobertura de planos de saúde ou forneça vouchers para cobrir os custos dos não-segurados. Dê aos funcionários uma folga remunerada para que possam ser imunizados.
  1. Continue incentivando medidas de proteção como máscaras e lavagem das mãos, o que limita a propagação de cada uma dessas doenças respiratórias. Isso é especialmente importante se você tiver funcionários em contato próximo uns com os outros, com clientes ou com o público.
  1. Dada a contagiosidade das três doenças virais, incentive os funcionários a ficarem em casa se não estiverem se sentindo bem e forem sintomáticos. Oferecer a possibilidade de home office pode ajudar a diminuir a probabilidade de um surto no local de trabalho. 
  2. Priorize funcionários com maior risco de complicações graves nos rodízios de home office e demais protocolos de segurança: grávidas, pessoas com certas condições crônicas de saúde, como asma, diabetes ou doenças cardíacas e pulmonares, e pessoas com 65 anos ou mais.
  1. Garanta ventilação adequada e ar descontaminado – em edifícios e espaços de trabalho, as tecnologias de desinfeção do ar se fazem cada vez mais importantes, pois reduzem a concentração de vírus em menos tempo. Também podem reduzir a contaminação das superfícies, especialmente importante para o VSR e a gripe.

Qualidade do Ar Interior no ambiente de trabalho

Uma pesquisa divulgada em maio deste ano avaliou as atitudes e percepções de 3.000 funcionários de escritórios em edifícios com 500 ou mais pessoas em seis regiões: Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), Alemanha, Índia, Oriente Médio, Reino Unido e Estados Unidos.

Descobriu-se que 72% dos trabalhadores de escritório pesquisados ​​estão pelo menos um pouco preocupados com a qualidade do ar interno (QAI) em seu local de trabalho e 62% estão preparados para deixar o emprego se o empregador não estiver tomando medidas para fornecer um ambiente mais saudável.

Segundo a mesma pesquisa, as mulheres se preocupam mais. Embora o número de homens e mulheres pesquisados ​​seja igual, uma porcentagem maior de mulheres está muito ou extremamente preocupada com a QAI no local de trabalho.

Os millenials (39%) também têm uma probabilidade significativamente maior de se preocupar muito ou extremamente com a QAI que a Geração Z (26%), a Geração X (31%) e os Baby Boomers (27%).

Segundo a OMS, a prevenção e o controle eficazes reduzem as infecções em pelo menos 30%. Compreender esses pontos pode ser de grande valia para proprietários e gestores de facilities que se preocupam com a biossegurança no local de trabalho.

Fontes:

https://www.paho.org/pt/noticias/16-11-2022-paises-devem-estar-atentos-tripla-ameaca-da-covid-19-influenza-e-vsr-medida-em

https://www.supplychaindive.com/spons/oshas-top-10-workplace-hazards-and-how-to-prevent-them/637905/

https://buildings.honeywell.com/us/en/news-events/news/2022/05/breathing-easier-at-work-a-deeper-dive-into-concerns-about-indoor-air-quality

https://www.cdc.gov/flu/business/prevent-flu-workplace.html

Logo Ecoquest

A Ecoquest

Somos uma empresa com ampla experiência em soluções para tratamento do ar interno e do ar de exaustão, construindo histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado.

Artigos Relacionados

Banheiros em Shopping Centers: Soluções Eficientes para Neutralização de Odores

Shopping Centers: como neutralizar odores nas centrais de descarte

Agência ambiental americana endurece leis de qualidade do ar

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Ao se inscrever você concorda com os termos da Política de Privacidade