Como reduzir os custos de HVAC do seu negócio 

28 de fevereiro de 2023

Muito provavelmente, o sistema HVAC da sua empresa tem um custo alto. Por outro lado, você pode pensar que atualizar para um sistema mais eficiente pode ser caro e problemático. 

Por isso selecionamos aqui 4 medidas para reduzir os custos de HVAC sem substituir o sistema existente. 

1. Audite seu sistema HVAC 

O primeiro passo é avaliar em que situação se encontra seu sistema e o uso de energia. Peça para seu contador analisar seus gastos de energia e para seu gerente de instalações inspecionar a instalação. O contador deve identificar padrões de alta e baixa nos custos com aquecimento ou resfriamento, sem esquecer o que se gasta com manutenção. O gerente de instalações deve supervisionar partes importantes como tubos e dutos não isolados, componentes danificados, filtros entupidos e termostatos quebrados. O objetivo desta avaliação deve ser estabelecer uma linha de base para melhorias futuras . 

2. Agende manutenção regular 

A manutenção regular é a maneira mais fácil de reduzir seus custos de HVAC.  

De acordo com alguns estudos, quando você não faz manutenção regularmente em seu sistema de aquecimento e resfriamento, pode aumentar seu consumo de energia em até 30%, em função da ineficiência do sistema. 

3. Atualize sua eficiência energética 

Nem toda atualização de HVAC precisa ser um grande projeto. Muitas tecnologias podem aumentar a eficiência energética do seu edifício sem uma revisão completa. Abaixo está uma lista não abrangente de tais melhorias: 

  • Cortinas: Sim, reduzir seus custos de HVAC pode ser simples assim. Cortinas e persianas ajudam a bloquear a luz solar quando você deseja manter uma temperatura mais baixa.  
  • Ventiladores de teto: Os ventiladores de teto circulam o ar para melhorar a eficiência geral do seu sistema HVAC, esteja você aquecendo ou resfriando. Os ventiladores de teto que você escolher devem vir equipados com a capacidade de mudar de direção, criando correntes descendentes no verão e correntes ascendentes no inverno . 
  • Termostatos inteligentes: por que não deixar que os computadores façam o trabalho de eficiência energética para você? Os termostatos inteligentes aprendem suas preferências de temperatura, podem ser controlados pelo seu telefone e podem até ser programados para ativar o sistema HVAC à distância. 
  • Isolamento: Obviamente, o próprio sistema HVAC deve ser isolado, mas isolar o sótão e o porão do seu prédio (se houver) também é importante. Além disso, certifique-se de que suas janelas e portas estejam devidamente encaixadas, calafetadas e impermeabilizadas. Uma nota de cautela sobre a vedação de seu prédio: a vedação melhora a eficiência energética, mas também pode reter poluentes e gases dentro de seu prédio. O aumento da estanqueidade do seu edifício deve ser usado em conjunto com outras melhorias para garantir um fluxo adequado de ar fresco. 
  • ERVs e “economizadores”: Os recuperadores entálpicos (ERVs) são instalados em um sistema HVAC e transferem a umidade e a temperatura do ar interno de saída para o ar externo de entrada, preservando assim grande parte do aquecimento ou resfriamento que seu sistema já realizou. Uma alternativa mais simples pode ser um Ventilador de Recuperação de Calor (HRV) que transfere calor, mas não umidade. Enquanto isso, os economizadores “monitoram a temperatura externa e trazem o ar externo quando isso é mais eficiente para o sistema de aquecimento e resfriamento. No entanto, eles não são ideais para climas quentes e úmidos.” 
  • Você também pode ter ouvido falar de ventilação controlada por demanda (ou DCV). O DCV é um sistema que aumenta ou diminui a ventilação com base na ocupação da sala, puxando o ar das salas desocupadas para distribuir uniformemente o dióxido de carbono enquanto reduz a quantidade de ar que precisa entrar do lado de fora. Embora um sistema DCV bem calibrado seja útil, DCV mal calibrado corre o risco de competir com o economizador ou aumentar os níveis de dióxido de carbono. 
  • Painéis solares: se seus custos com energia são muito altos, por que não gerar sua própria energia? Para empresas com espaço suficiente no telhado, esta pode ser uma opção econômica a longo prazo. 

4. Adapte seus filtros 

Depois que a agência de saúde norte americana EPA passou a sugerir o uso de filtros de ar MERV-13 em função da pandemia, muitas empresas correram para instalar esse tipo de filtro sem parar para ver se ele era adequado para o sistema HVAC. Segundo Bob Vila : 

Você pode pensar que uma classificação MERV mais alta seria automaticamente melhor, mas não é. Quanto maior a classificação MERV, menores são os poros para o ar fluir através de um filtro HVAC.[…] Reduzir o fluxo de ar em seu sistema pode realmente piorar a qualidade do ar em sua casa e colocar uma quantidade prejudicial de pressão no ar. É necessário descobrir qual é o filtro com classificação MERV mais alta que ainda permite o fluxo de ar máximo em seu sistema. 

O grau de filtro incorreto também pode danificar outras partes do sistema, como serpentinas do condensador, trocadores de calor e tubos . 

Como então você pode reduzir suficientemente as partículas virais sem atualizar seus filtros para MERV-13? Simplesmente, você pode complementar seu grau de filtro existente com purificação de ar ativa. 

Em vez de esperar que as partículas passem por um filtro ou outro mecanismo, os purificadores de ar ativos funcionam na própria sala. Por exemplo, a tecnologia ActivePure distribui moléculas reativas por toda a sala que neutralizam os vírus. Na verdade, foi comprovado que os dispositivos com a tecnologia ActivePure reduzem até 99,99% de muitos vírus, bactérias e esporos de mofo comuns, incluindo o vírus que causa o COVID-19 . 

ActivePure vem em unidades portáteis (para configuração instantânea) e unidades de indução que funcionam com seu sistema HVAC existente. O último pode ser instalado por sua equipe interna em menos de uma hora e voilà!—uma melhoria de HVAC que não quebra o banco nem o sistema HVAC. 

Se você achou essas 5 etapas úteis e deseja reduzir o custo com energia elétrica do seu sistema HVAC, fale conosco. 

Logo Ecoquest

A Ecoquest

Somos uma empresa com ampla experiência em soluções para tratamento do ar interno e do ar de exaustão, construindo histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado.

Artigos Relacionados

Banheiros em Shopping Centers: Soluções Eficientes para Neutralização de Odores

Shopping Centers: como neutralizar odores nas centrais de descarte

Agência ambiental americana endurece leis de qualidade do ar

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Ao se inscrever você concorda com os termos da Política de Privacidade