Dark kitchens e os odores que incomodam moradores: qual a solução? 

26 de julho de 2022

A pandemia do COVID-19 mudou a indústria de alimentos para sempre. Com o aumento das entregas de restaurantes, um modelo completamente novo de negócios de delivery e takeout surgiu: as dark kitchens, ou cozinhas fantasmas, unidades de produção altamente eficientes que não possuem vitrine e são projetadas somente para entrega.  

Os empreendimentos geralmente funcionam em galpões administrados por empresas que reúnem várias cozinhas juntas, dividindo o aluguel pelo espaço. Porém, por terem porte industrial, esses galpões não foram bem recebidos por todos e acabaram virando um pesadelo para vizinhos. 

Estima-se que na capital paulista existam pelo menos trinta desses espaços compartilhados. Na mesma velocidade com que as dark kitchens apareceram e se tornaram um fenômeno recente, surgiram os problemas relacionados a elas. 

De acordo com uma reportagem do G1, há reclamações em vários bairros residenciais da cidade: barulho comparado a uma turbina de avião durante 20 horas por dia, gordura impregnada nas roupas no varal, odores vindos das coifas que causam ânsia de vômito e o aumento do trânsito de entregadores são algumas das críticas de paulistanos que moram no entorno desses espaços. 

A mesma reportagem destaca que uma senhora, vizinha à primeira cozinha fantasma do Brasil, a Kitchen Central Lapa, localizada na Vila Romana, teve de ser retirada da própria casa depois de passar mal com o odor de gordura misturado ao odorizador doce colocado pela empresa em uma tentativa de mitigar o cheiro. 

Soluções ao alcance de todos 

Tratar os odores do sistema de exaustão é uma medida necessária para o bom funcionamento de diversos tipos de negócio que lidam com alimentos, principalmente aqueles com proporções industriais, como as dark kitchens. 

Para a eliminação de odores oriundos da cocção de alimentos, a Ecoquest disponibiliza soluções personalizadas, feitas sob medida para o sistema de exaustão de cada cozinha e também para o ambiente interno do salão. 

Para o sistema de exaustão, disponibilizamos um sistema composto por lâmpadas UV-X geradoras de oxigênio ativado que é transportado pelo ar de sucção do sistema de exaustão, reagindo no duto com os vapores emitidos pela cocção dos alimentos. Há então a quebra da cadeia de odor e consequentemente a diminuição do cheiro lançado na atmosfera, proporcionando um ar limpo e livre de odores. 

Já para o ambiente interno do salão, oferecemos a tecnologia ActivePure, 5ª geração de ionização rádio catalítica, desenvolvida nos EUA. Seu poder de eliminar odores em ambientes ocupados é inigualável. Uma solução totalmente natural, sem residuais tóxicos. 

Testes científicos demonstraram que o uso de produtos Ecoquest, além de eliminar os odores da cozinha, reduz substancialmente a população microbiana em superfícies, incluindo, mas não se limitando a, Escherichia coli, Listeria monocytogenes, Streptococcus spp, Pseudonomas aeruginosa, Bacillus spp, Staphylococcus aureus, Candida albicans, e S.chartarum. 

Estes microorganismos são os principais causadores de contaminações biológicas por alimento. Algumas bactérias, como a Listeria – que pode ser encontrada, em produtos cárneos e lácteos, assim como em uma série de alimentos “prontos para o consumo” pode crescer inclusive sob refrigeração. 

Alguns clientes atendidos pela Ecoquest incluem: Restaurantes Rodeio, Ráscal, Ritz, Varanda Grill, Tatá Sushi, Kame Kami, Spot, Olea Restaurante, e muito mais. 

Para saber mais, entre em contato conosco. 

Fontes:

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/03/29/barulho-de-turbina-de-aviao-gordura-impregnada-na-casa-e-mal-cheiro-vizinhos-de-dark-kitchens-em-sp-relatam-o-pesadelo-de-viver-ao-lado.ghtml

https://vejasp.abril.com.br/coluna/arnaldo-lorencato/dark-kitchens-sao-paulo/

Logo Ecoquest

A Ecoquest

Somos uma empresa com ampla experiência em soluções para tratamento do ar interno e do ar de exaustão, construindo histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado.

Artigos Relacionados

Ondas de Calor: passando cada vez mais tempo em ambientes climatizados, precisamos mais que nunca atentar para Qualidade do Ar Interior

Qualidade do Ar em Manaus evidencia urgência por tecnologias de tratamento do ar interior

Movimento liderado por mães pede mais qualidade do ar nas escolas de Winsconsin

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Ao se inscrever você concorda com os termos da Política de Privacidade