Na semana passada uma notícia veiculada na imprensa brasileira surpreendeu a todos ao relatar a morte de um jovem de 27 anos após este se mudar para uma casa infestada de mofo no Reino Unido.
A mãe do rapaz relata que o jovem chegou no local saudável mas passou a ter resfriados constantes, até sofrer uma convulsão que o levou a óbito em outubro do ano passado.
Segundo o legista do caso, foram encontrados traços de fungos em seus pulmões, o que caracterizaria uma pneumonia por aspergillus, também conhecida como Aspergilose.
O que é a aspergilose?
A aspergilose é uma doença infecciosa oportunista causada em 90% dos casos pelo fungo Aspergillus fumigatus, que está presente em diversos ambientes, como casas e edifícios com focos de umidade. Outras espécies, como A. flavus, A. niger, A. terreus, A. nidulans e A. ustus também causam a doença, no entanto, com menor frequência.
A principal via de infecção do Aspergillus é através da inalação, permitindo que fique alojado nos pulmões e leve ao aparecimento de sintomas como tosse, falta de ar e febre, que rapidamente podem se agravar e acometer outros locais do corpo, como cérebro, coração ou rins, principalmente quando o tratamento com antifúngicos não é iniciado.
Na maioria dos casos, após a inalação dos esporos do Aspergillus fumigatus, o fungo pode permanecer no organismo sem que haja aparecimento de sinais ou sintomas. Esses sintomas são normalmente indicativos de aspergilose menos grave, podendo ser tratado facilmente com medicamentos, e são mais comuns em pessoas com doenças pulmonares crônicas, como asma ou fibrose cística. Já os quadros mais graves ocorrem em pessoas que possuem o sistema imunológico mais comprometido.
Sintomas e tratamentos
Os principais sintomas de aspergilose são:
- Sensação de falta de ar;
- Dor de cabeça
- Inchaço no rosto
- Tosse persistente
- Coriza e dificuldade para sentir cheiros.
- Febre acima de 38ºC
- Tosse com sangue ou catarro;
Os casos mais leves de aspergilose são tratados com medicamentos antifúngicos que ajudam a eliminar o excesso de fungos do corpo, ajudando o sistema imune a controlar a infecção e aliviar os sintomas. Já os casos mais graves podem requerer cirurgia.
Como se prevenir da aspergilose
A principal medida de prevenção e controle da pneumonia por aspergillus é evitar a exposição direta ao fungo. E isso se faz, principalmente, controlando a umidade e a incidência de mofo nos ambientes internos:
- Desumidificar: Use um desumidificador para reduzir a umidade interna. Tente manter o nível de umidade em torno de 40% de umidade relativa para condições ideais.
- Ventilação adequada: se você notou condensação nas janelas, o ambiente pode não estar bem ventilado. Considere abrir janelas e instalar um ventilador para melhorar o fluxo de ar em sua casa e limitar a criação de umidade.
- Use um purificador de ar: tome medidas para reduzir o risco de inalar esporos de mofo e outros alérgenos transportados pelo ar. Use um purificador que possua tecnologia ativa, eliminando os esporos partículas microscópicas do ar interno.
Tecnologias Ativas
De acordo com Henrique Cury, diretor da Ecoquest e membro atuante do Qualindoor, Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), é necessário lançar mão de soluções tecnológicas avançadas para ajudar no processo de mitigação do mofo. “Nestes casos, soluções com ozônio e peróxido de hidrogenio seriam as melhores opções para a resolução do problema”, explica Cury.
Já a tecnologia ActivePure, uma das soluções oferecidas exclusivamente pela Ecoquest no Brasil, pode ser utilizada em ambientes ocupados, sanitizando o ar de forma contínua. Além dos fungos causadores do mofo, ActivePure inativa uma grande variedade de microorganismos nocivos à saúde, dentre eles o Sars Cov 2, causador da Covid-19, e a super bactéria resistente a antibióticos MRSA.
Para mais informações, fale com a Ecoquest.