Aspergilose: morte de jovem de 27 anos alerta para os riscos de exposição a mofo

15 de agosto de 2023

Na semana passada uma notícia veiculada na imprensa brasileira surpreendeu a todos ao relatar a morte de um jovem de 27 anos após este se mudar para uma casa infestada de mofo no Reino Unido.

A mãe do rapaz relata que o jovem chegou no local saudável mas passou a ter resfriados constantes, até sofrer uma convulsão que o levou a óbito em outubro do ano passado.

Segundo o legista do caso, foram encontrados traços de fungos em seus pulmões, o que caracterizaria uma pneumonia por aspergillus, também conhecida como Aspergilose.

O que é a aspergilose?

A aspergilose é uma doença infecciosa oportunista causada em 90% dos casos pelo fungo Aspergillus fumigatus, que está presente em diversos ambientes, como casas e edifícios com focos de umidade. Outras espécies, como A. flavus, A. niger, A. terreus, A. nidulans e A. ustus também causam a doença, no entanto, com menor frequência.

A principal via de infecção do Aspergillus é através da inalação, permitindo que fique alojado nos pulmões e leve ao aparecimento de sintomas como tosse, falta de ar e febre, que rapidamente podem se agravar e acometer outros locais do corpo, como cérebro, coração ou rins, principalmente quando o tratamento com antifúngicos não é iniciado.

Na maioria dos casos, após a inalação dos esporos do Aspergillus fumigatus, o fungo pode permanecer no organismo sem que haja aparecimento de sinais ou sintomas. Esses sintomas são normalmente indicativos de aspergilose menos grave, podendo ser tratado facilmente com medicamentos, e são mais comuns em pessoas com doenças pulmonares crônicas, como asma ou fibrose cística. Já os quadros mais graves ocorrem em pessoas que possuem o sistema imunológico mais comprometido.

Sintomas e tratamentos

Os principais sintomas de aspergilose são:

  • Sensação de falta de ar;
  • Dor de cabeça
  • Inchaço no rosto
  • Tosse persistente
  • Coriza e dificuldade para sentir cheiros.
  • Febre acima de 38ºC
  • Tosse com sangue ou catarro;

Os casos mais leves de aspergilose são tratados com medicamentos antifúngicos que ajudam a eliminar o excesso de fungos do corpo, ajudando o sistema imune a controlar a infecção e aliviar os sintomas. Já os casos mais graves podem requerer cirurgia.

Como se prevenir da aspergilose

A principal medida de prevenção e controle da pneumonia por aspergillus é evitar a exposição direta ao fungo. E isso se faz, principalmente, controlando a umidade e a incidência de mofo nos ambientes internos:

  • Desumidificar:  Use um desumidificador para reduzir a umidade interna. Tente manter o nível de umidade em torno de 40% de umidade relativa para condições ideais.
  • Ventilação adequada:  se você notou condensação nas janelas, o ambiente pode não estar bem ventilado. Considere abrir janelas e instalar um ventilador  para melhorar o fluxo de ar em sua casa e limitar a criação de umidade.
  • Use um purificador de ar:  tome medidas para reduzir o risco de inalar esporos de mofo e outros alérgenos transportados pelo ar. Use um purificador que possua tecnologia ativa, eliminando os esporos partículas microscópicas do ar interno.

Tecnologias Ativas

De acordo com Henrique Cury, diretor da Ecoquest e membro atuante do Qualindoor, Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), é necessário lançar mão de soluções tecnológicas avançadas para ajudar no processo de mitigação do mofo. “Nestes casos, soluções com ozônio e peróxido de hidrogenio seriam as melhores opções para a resolução do problema”, explica Cury.

Já a tecnologia ActivePure, uma das soluções oferecidas exclusivamente pela Ecoquest no Brasil, pode ser utilizada em ambientes ocupados, sanitizando o ar de forma contínua. Além dos fungos causadores do mofo, ActivePure inativa uma grande variedade de microorganismos nocivos à saúde, dentre eles o Sars Cov 2, causador da Covid-19, e a super bactéria resistente a antibióticos MRSA.

Para mais informações, fale com a Ecoquest.

Logo Ecoquest

A Ecoquest

Somos uma empresa com ampla experiência em soluções para tratamento do ar interno e do ar de exaustão, construindo histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado.

Artigos Relacionados

Mudanças Climáticas: Quais os impactos que devemos esperar na Qualidade do Ar Interno?

A Luz UV Germicida é confiável na Prevenção de Doenças em Ambientes Internos?

Bactérias nocivas em academias: como combatê-las?

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Ao se inscrever você concorda com os termos da Política de Privacidade