Volta ao trabalho: COVID-19 é reconhecida como doença ocupacional

22 de junho de 2020

O Supremo Tribunal Federal (STF) passa a reconhecer a COVID-19 como doença ocupacional, permitindo que trabalhadores de setores essenciais que forem contaminados possam ter acesso a benefícios como auxílio-doença, protegidos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A decisão também significa que os auditores fiscais do trabalho vinculados ao Ministério da Economia poderão exercer com mais liberdade suas fiscalizações e autuação de empresas irregulares.

A sociedade passa por um período único em sua história, com desafios na saúde e na economia. Dessa forma, é redobrada a atenção para a preservação da vida, do emprego e da renda dos cidadãos. Na área de Segurança e Saúde no Trabalho, as orientações vão desde medidas de higiene pessoal e do ambiente, uso de EPIs apropriados para evitar contágio, quantidade de pessoas e distanciamento no local de trabalho, além, é claro dos cuidados com a qualidade do ar.

Uma das normas que regem a qualidade do ar em edificações públicas e de uso coletivo é a Lei 13.589/2018, que torna obrigatória a execução de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de sistemas e aparelhos de ar nesses ambientes. Além disso, as normas de Segurança e Saúde no Trabalho apontam para a necessidade de se privilegiar a ventilação natural nos locais de trabalho e, no caso de aparelho de ar condicionado, de se manter a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos.

Nesse sentido, a Ecoquest tem muito a contribuir com soluções testadas e aprovadas por órgãos competentes. Entre elas, a tecnologia de descontaminação e manutenção da serpentina do ar-condicionado, a luz UV-C ou luz ultravioleta germicida (UV-C 100 a 280 nm sendo 253.7 nm a mais comum), que é eficiente e gera economia em manutenções.

Conta também com soluções para a descontaminação dos ambientes internos, como a tecnologia da fotocatálise, que foi testada em laboratórios homologados pelo FDA, nos quais se comprovou eficaz na redução de 99,999 % do vírus MS2, de mesma estrutura celular do COVID-19.  E ainda, a tecnologia de descontaminação de ambientes desocupados, por meio do ozônio.

Logo Ecoquest

A Ecoquest

Somos uma empresa com ampla experiência em soluções para tratamento do ar interno e do ar de exaustão, construindo histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado.

Artigos Relacionados

Ondas de Calor: passando cada vez mais tempo em ambientes climatizados, precisamos mais que nunca atentar para Qualidade do Ar Interior

Qualidade do Ar em Manaus evidencia urgência por tecnologias de tratamento do ar interior

Movimento liderado por mães pede mais qualidade do ar nas escolas de Winsconsin

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Ao se inscrever você concorda com os termos da Política de Privacidade