Tripledemia: entenda o que é e como se prevenir

14 de dezembro de 2022

Antes da Covid, poucas pessoas tinham ouvido falar do vírus sincicial respiratório (VSR). Cada vez mais, porém, essa causa comum de pneumonia e bronquiolite (inflamação das vias aéreas) está enchendo os leitos de hospitais na Europa e nas Américas. Combinado com o aumento de internações por outras infecções respiratórias, incluindo influenza e Covid, está levando novamente alguns sistemas de saúde à beira do colapso.

Essa “tripledemia” de Covid, VSR e Gripe é uma má notícia para as enfermarias de hospitais do mundo todo. “Com o impacto contínuo da pandemia de Covid-19 junto a outros patógenos respiratórios, é um desafio prever como o período de inverno se desenvolverá no hemisfério norte”, declarou a Comissão Europeia em um documento assinado em conjunto com a Organização Mundial da Saúde.

Em seu último relatório, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) disse que vários países experimentaram aumentos incomuns nas detecções de VSR, com aumento de internações hospitalares na França, Irlanda, Espanha, Suécia e Estados Unidos.

Segundo o médico brasileiro Dráuzio Varela, O vírus sincicial respiratório (VSR) prolifera-se em ambientes pouco ventilados e com muita gente, provocando uma doença altamente contagiosa.

Ambientes fechados são os locais onde esses três vírus respiratórios (VSR, Covid e Gripe) podem se espalhar mais facilmente. Reuniões de negócios, cultos religiosos, festas, shows, academias – todo e qualquer local onde as pessoas estejam juntas em salas fechadas, principalmente se houver fala, canto ou esforço vigoroso, são situações de maior exposição, pois envolvem respiração profunda que pode espalhar amplamente o vírus pelo sistema de ventilação.

Proteção para todos

Para reduzir a propagação dos vírus, devemos continuar atentos às medidas de prevenção como vacina, uso de máscara, lavagem das mãos e desinfecção do ar em ambientes internos.

Purificadores avançados de fotocatálise são extraordinários na redução de patógenos no ar. Estudos mostram que esses purificadores reduzem 99,99% dos vírus, bactérias e mofo em minutos. Esta é a tecnologia por trás da linha ActivePure, apontada em 2022 como uma das inovações mais importantes no combate a crises sanitárias. 

ActivePure reduz 99,9% da presença de: 

  • Vírus de RNA do bacteriófago MS2, que é um vírus não envelopado e, portanto, muito mais difícil de inativar do que o SARS-CoV-2, cujo envelope é mais vulnerável. 
  • Vírus de DNA bacteriófago PHI-X174, um substituto para hepatite C e HIV. 
  • Staphylococcus epidermidis bactérias gram-positivas, substitutas para resistentes à meticilina  
  • Staphylococcus Aureus (MRSA), uma das principais causas de infecções hospitalares. 
  • Erwinia herbicola bactéria gram-negativa, substituta da bactéria que causa a peste negra. 
  • Molde fúngico Aspergillus niger, a causa da Aspergilose. 
  • Endósporo bacteriano de Bacillus globigii, que geralmente é considerado um dos patógenos mais difíceis de neutralizar . A tecnologia ActivePure reduziu as concentrações em 99,98% em 30 minutos.  
  •  

O plasma gasoso produzido pela tecnologia ActivePure®, totalmente inócuo à saúde humana, vai de encontro aos microorganismos, sem precisar que eles cheguem até o sistema de ventilação para serem retirados de circulação. Com relação especificamente ao Sars-Cov 2, testes realizados em laboratórios militares no Texas em 2020 comprovaram a eficiência de Active Pure em tempo recorde de 3 minutos.

ActivePure® proporciona ainda um ganho em energia elétrica ao diminuir a necessidade de renovação do ar em ambientes climatizados, sendo, portanto, uma solução ecológica.

Para saber mais, fale com a Ecoquest.

Fontes:

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/virus-sincicial-repiratorio/

https://www.yalemedicine.org/news/tripledemic-flu-rsv-and-covid-19

https://www.theguardian.com/us-news/2022/dec/10/masks-tripledemic-covid-flu-rsv-us

Logo Ecoquest

A Ecoquest

Somos uma empresa com ampla experiência em soluções para tratamento do ar interno e do ar de exaustão, construindo histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado.

Artigos Relacionados

Banheiros em Shopping Centers: Soluções Eficientes para Neutralização de Odores

Shopping Centers: como neutralizar odores nas centrais de descarte

Agência ambiental americana endurece leis de qualidade do ar

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Ao se inscrever você concorda com os termos da Política de Privacidade