Plano Nacional de Qualidade do Ar Interior ganha comitê gestor

15 de abril de 2021

Com o objetivo de desenvolver ações de forma colaborativa para a mobilização da sociedade e para a adoção de medidas capazes de promover a qualidade do ar em ambientes internos, a Qualindoor, departamento de Qualidade do Ar Interior da ABRAVA, está liderando a criação do Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno (PNQAI), cujo comitê gestor foi estabelecido no último dia 31 de março.

O encontro reuniu cerca de 70 profissionais de 30 entidades como Fiocruz, Associação Paulista de Medicina, CREA de vários Estados, Senado Federal, Green Building Council e Ashrae Brasil Chapter.

“A criação do PNQAI (Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno), marca mais um grande feito da nossa Associação em prol do setor AVACR e da sociedade Brasileira, com relação à saúde de toda população. A proposta deste Plano é ganharmos experiência em conjunto com as entidades interessadas para transformar nossos conhecimentos em ações, com maior valor técnico para a saúde, reconhecido e percebido pela sociedade”, declarou o Presidente da ABRAVA, o Eng° Arnaldo Basile.

O PNQAI conta em especial com três especialistas como conselheiros voluntários, e que durante a reunião destacaram alguns pontos relevantes para com o PNQAI, são eles:

. O Eng° Antonio Luis Mariani/LEQAI/USP destacou a importância do PNQAI diante de questões técnicas ligadas a ventilação e o uso do ar-condicionado neste cenário de pandemia do coronavírus.

. O médico Dr. Gonçalo Vecina, salientou a importância do envolvimento multisetorial face às novas propostas técnicas que surgiram no mundo no último ano e que precisam de profissionais especializados na comprovação cientifica e estudos laboratoriais para formação de um senso comum na sociedade, e destacou ainda a importância da busca de soluções globais uma vez que a situação está em todo o mundo, e desejou sucesso ao movimento de união de atores que o PNQAI irá proporcionar.

. O médico Paulo Saldiva que destacou que para o controle preventivo ao coronavírus, além da vacinação, protocolos exigidos como máscaras e álcool gel, distanciamento social, uma das ações mais importantes neste momento é permitir a circulação do ar com a ventilação nos ambientes internos, sendo essas ações complementares para diluição dos contaminantes eventualmente presentes no ar;

Houve apresentação do Plano ao mandato da Senadora Mara Gabrilli, que levou a temática da Qualidade do Ar Interno para o plenário do Senado Federal, colocando em pauta a oportunidade da atualização da Constituição Federal garantindo a todos os brasileiros o direito fundamental a um ar de qualidade, inclusive em ambientes internos, ganhando força e apoio de pelo menos 30 Senadores.

Henrique Cury, diretor da Ecoquest e um dos gestores do PNQAI, reafirma a importância dia normatização de procedimentos e tecnologias, fazendo com que a qualidade do ar interno seja um conceito cada vez mais difundido e um direito garantido a todos os brasileiros.

Logo Ecoquest

A Ecoquest

Somos uma empresa com ampla experiência em soluções para tratamento do ar interno e do ar de exaustão, construindo histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado.

Artigos Relacionados

Ondas de Calor: passando cada vez mais tempo em ambientes climatizados, precisamos mais que nunca atentar para Qualidade do Ar Interior

Qualidade do Ar em Manaus evidencia urgência por tecnologias de tratamento do ar interior

Movimento liderado por mães pede mais qualidade do ar nas escolas de Winsconsin

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Ao se inscrever você concorda com os termos da Política de Privacidade