5 Perguntas e Respostas sobre a Certificação LEED

30 de janeiro de 2024

Como o LEED beneficia os edifícios e negócios?

De maneira simples, edifícios sustentáveis são um bom investimento. Por exemplo, ter uma certificação LEED pode ajudar a melhorar a classificação BOMA do seu edifício, permitindo, por sua vez, solicitar um aluguel mais alto. Os edifícios verdes também podem reduzir o absenteísmo.

Mais importante ainda, os edifícios verdes podem aumentar a produtividade dos trabalhadores. Uma série de estudos conjuntos realizados pela Universidade de Harvard e pela Universidade Médica de SUNY Upstate descobriu que os trabalhadores em edifícios LEED têm as seguintes vantagens sobre os trabalhadores em edifícios não LEED:

  1. Uma pontuação de função cognitiva 26,4% mais alta.
  2. Uma pontuação de resposta a crises 73% mais alta.
  3. Uma pontuação de nível de atividade aplicada 44% mais alta, refletindo a capacidade de tomar decisões que alcançam objetivos laborais.
  4. Uma pontuação de nível de atividade focada 38% mais alta, refletindo a capacidade de prestar atenção à tarefa em questão.
  5. 30% menos sintomas autorrelatados de síndrome do edifício doente, como problemas respiratórios, fadiga e irritações na pele.
  6. Uma pontuação de qualidade do sono 6,4% mais alta.

 

O que é a Certificação LEED?

A certificação LEED demonstra que um edifício atende a determinados padrões ambientais independentes. O LEED v4.1 é a versão completa mais atual, mas o LEED v4 ainda está parcialmente ativo para alguns projetos. (O LEED v5 está sendo elaborado para lançamento esperado em 2025). O LEED v4.1 possui padrões especializados para cada um dos seguintes tipos de projetos:

  • Comercial
  • Design e Construção de Edifícios (ou seja, novos espaços comerciais)
  • Design e Construção de Interiores (ou seja, espaços comerciais dentro de um edifício maior)
  • Operações e Manutenção (ou seja, espaços comerciais existentes)
  • Residencial (para edifícios unifamiliares e multifamiliares)
  • Multiedifício
  • Cidades e Comunidades
  • Desenvolvimento de Bairros (apenas v4)
  • Certificação de Volume (ou seja, carteiras de imóveis)
  • Recertificação

Em outras palavras, você não precisa ser um gigante imobiliário para buscar uma certificação LEED. O LEED pode ser aplicado a cenários que vão desde uma loja de varejo dentro de um shopping até um arranha-céu em construção.

De que maneira os edifícios comerciais e residenciais são pontuados?

A maioria dos projetos LEED recebe até 110 pontos distribuídos em 6-9 categorias. Duas categorias de projetos, “Operações e Manutenção” e “Recertificação”, são pontuadas em uma escala de 100 pontos. A maioria dessas categorias também possui pré-requisitos, que não concedem pontos, mas devem ser atendidos para receber a certificação. Os projetos que obtêm entre 40 e 49 pontos são “Certificados”. As certificações “Prata”, “Ouro” e “Platina” estão disponíveis para aqueles que obtêm pontuações mais altas.

Como Obter a Certificação LEED: Eficiência Energética e Qualidade do Ar Interior

Para todos os padrões LEED de edifícios individuais, “Energia e Atmosfera” é a categoria mais ponderada, representando aproximadamente 1/3 da pontuação total. Dependendo do tipo de projeto, “Qualidade Ambiental Interior” (IEQ) também é a 2ª ou 3ª categoria mais ponderada.

Dentro de IEQ, a Qualidade do Ar Interior (IAQ) constitui a maior proporção dos pontos concedidos. Por exemplo, das 6 subcategorias sob os padrões IEQ para “Operações e Manutenção”, 5 estão diretamente ou indiretamente relacionadas à qualidade do ar interior. Isso significa que se os administradores e proprietários de edifícios desejam uma certificação LEED, negligenciar a eficiência energética e a qualidade do ar interior é perigoso.

A Ecoquest pode te ajudar na pontuação LEED?

  • Alguns padrões LEED qualificam o nível total de compostos orgânicos voláteis (COVs) no ar interior. A Ecoquest disponibiliza tecnologias de qualidade interior que reduzem drasticamente os gases COV.
  • Muitos padrões de projetos LEED exigem testes de PM2.5. Uma das tecnologias oferecidas pela Ecoquest é a ionização bipolar que trabalha na redução dessas particulas. Além disso, alguns equipamentos da Ecoquest contém filtros HEPA, que capturam 99,97% dessas partículas. Entre os diversos créditos que as soluções da Ecoquest podem ajudar a conseguir estão: – Qualidade do ar Durante a Construção – Qualidade do Ar Antes da Ocupação – Manutenção dos parâmetros da qualidade do ar interno assim como créditos de Inovação
  • O USGBC ainda não atualizou seus padrões para incluir testes de mofo, bactérias e vírus no ar como parte da avaliação da qualidade do ar. Mas quando o fizer, a Ecoquest estará preparada. Os dispositivos Ecoquest com a tecnologia ActivePure® demonstraram em testes de laboratório e do mundo real reduzir até 99,99% de muitas bactérias comuns, vírus e mofo tanto no ar quanto nas superfícies. De fato, o dispositivo Aerus Pure & Clean com a tecnologia ActivePure® reduziu mais de 99,9% das partículas virais SARS-CoV-2 em um espaço fechado em menos de um minuto.

Economia de energia

Tanto os padrões LEED “Residencial” quanto os padrões “Design e Construção de Interiores” exigem estabelecer um orçamento de energia para seu edifício. O padrão “Residencial Unifamiliar” exige isso diretamente, concedendo pontos progressivos por manter o uso de energia dentro do orçamento. Os outros dois padrões tornam o orçamento de energia um pré-requisito indireto usando o ASHRAE 90.1; também concedem pontos por maior otimização. Enquanto isso, os padrões “Operações e Manutenção” concedem pontos por baixas emissões de gases de efeito estufa.

A maioria dos purificadores Ecoquest usa a mesma quantidade de energia que uma lâmpada; isso inclui nossos purificadores de dutos para sistemas de HVAC. No entanto, pode-se perguntar como adicionar um dispositivo de purificação do ar ajuda a atender aos padrões de energia LEED. Muito simplesmente, aumentar a ventilação e a filtragem ao nível necessário para diluir os vírus no ar pode ser uma grande carga tanto para o sistema de HVAC quanto para o orçamento de energia. Ao reduzir ativamente bactérias, vírus e mofo, a tecnologia ActivePure oferece uma maior flexibilidade com sua ventilação e filtragem.

Para saber mais sobre como nossas tecnologias podem elevar a produtividade, reduzir o absenteísmo e melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, entre em contato conosco. Estamos aqui para apoiar sua jornada em direção a um futuro mais sustentável.

 

 

Logo Ecoquest

A Ecoquest

Somos uma empresa com ampla experiência em soluções para tratamento do ar interno e do ar de exaustão, construindo histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado.

Artigos Relacionados

Como as ondas de calor podem piorar a qualidade do ar interno

6 previsões sobre o futuro da Qualidade do Ar interior

Sua empresa tem uma boa qualidade do ar? Teste a presença de agentes perigosos, como vírus e bactérias

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Ao se inscrever você concorda com os termos da Política de Privacidade