Variante BA.5 põe mundo em alerta para mais uma onda de contágios de Covid-19

14 de julho de 2022

Ao longo dos últimos dois anos e meio, ondas repetidas de Covid-19 vitimaram milhões de pessoas, com as vacinas ajudando a diminuir o número de mortes. Agora o vírus está se espalhando novamente – evoluindo, driblando a imunidade e gerando um aumento nos casos e hospitalizações. A versão mais recente de sua mutação, a variante BA.5, é mais um sinal de que ainda vivemos uma pandemia.

A variante BA.5 agora é responsável por cerca de 65% dos casos de COVID-19 nos EUA, de acordo com os dados mais recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Enquanto isso, a variante BA.2.12.1 , que causou a grande maioria dos casos há apenas um mês, agora representa apenas cerca de 17% dos casos.

Ramificação do ômicron, a BA.5 está impulsionando um aumento global de casos – 30% nas últimas quinzenas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Eric Topol, cardiologista e professor de medicina molecular da Scripps Research, chamou a BA.5 de “a pior versão do vírus que já vimos”. Em outras palavras, a variante pode facilmente driblar a imunidade de infecções e vacinas anteriores, aumentando o risco de reinfecção.

Volta das medidas protetivas

Não à toa, a OMS (Organização Mundial da Saúde) disse esta semana em um Comitê de Emergência que o mundo precisa se preparar para uma nova onda de casos de covid-19 pelo mundo, que será causada pelas subvariantes da cepa ômicron.

Em nome do Diretor-Geral da OMS, o Diretor Executivo do Programa de Emergências em Saúde da OMS Dr. Michael J. Ryan expressou preocupação com a atual situação epidemiológica global do COVID-19. Os casos de COVID-19 relatados à OMS aumentaram 30% nas últimas duas semanas, em grande parte impulsionados pelo Omicron BA.4, BA.5 e outras linhagens descendentes, além da suspensão das medidas sociais e de saúde pública

Segundo os participantes do Comitê de Emergência, a transmissibilidade do vírus SARS-CoV-2 permanece imprevisível à medida que o vírus continua a evoluir, por meio da transmissão sustentada na população humana e em animais domésticos.

Por essas razões, o Comitê destacou a necessidade de todos os Estados continuarem a aplicar medidas de proteção coletiva e individual de maneira contínua.

O diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, Dr. Anthony Fauci, reconheceu que a BA.5 – e futuras variantes do COVID-19 – continuarão a aparecer enquanto o vírus se espalhar sem controle.

Fontes:

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/variante-ba-5-demonstra-maior-capacidade-de-escapar-das-vacinas-diz-imunologista/

https://edition.cnn.com/2022/07/13/world/coronavirus-newsletter-intl-07-13-22/index.html

https://www.today.com/health/health/ba5-variant-much-vaccines-previous-infection-protect-rcna37600

https://www.businessinsider.com/fauci-prior-omicron-infection-doesnt-give-good-protection-against-ba5-2022-7

Logo Ecoquest

A Ecoquest

Somos uma empresa com ampla experiência em soluções para tratamento do ar interno e do ar de exaustão, construindo histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado.

Artigos Relacionados

Ondas de Calor: passando cada vez mais tempo em ambientes climatizados, precisamos mais que nunca atentar para Qualidade do Ar Interior

Qualidade do Ar em Manaus evidencia urgência por tecnologias de tratamento do ar interior

Movimento liderado por mães pede mais qualidade do ar nas escolas de Winsconsin

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Ao se inscrever você concorda com os termos da Política de Privacidade