Por que os fogões à gás estão sendo combatidos nos Estados Unidos?

18 de maio de 2023

Há vários anos discute-se nos Estados Unidos a segurança dos fogões a gás em termos da qualidade do ar interior. A queima de combustível pode liberar poluentes do ar, como monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e formaldeído, que contribuem para o aquecimento global e podem ser prejudiciais à saúde se inalados em concentrações elevadas ou por longos períodos de tempo.

A Agência de Proteção Ambiental americana (EPA) vem analisando a possibilidade de regular o uso de fogões a gás em residências como parte de seus esforços para melhorar a qualidade do ar interior e reduzir emissão de gases estufa. A EPA está revisando a ciência e a literatura disponíveis sobre as emissões de poluentes de fogões a gás e seus efeitos na saúde, bem como as tecnologias alternativas disponíveis, como fogões elétricos ou fogões a indução.

Algumas cidades nos Estados Unidos, como São Francisco e Berkeley, já implementaram em 2019 regulamentações que exigem a instalação de fogões elétricos em novas construções residenciais para melhorar a qualidade do ar interior. Essas regulamentações também estão sendo consideradas em outras cidades e estados do país, como é o caso de Nova Yorque, que acaba de promulgar a medida em todo o Estado.

Importante ressaltar que não se trata de proibir o uso de fogões a gás, mas sim de regular sua utilização para alcançar, no futuro, uma queda no uso de combustíveis fósseis.

Aqui no Brasil a discussão acerca da segurança dos fogões a gás em termos da qualidade do ar interior também está acontecendo, mais especificamente junto à Qualindoor, Departamento de Qualidade do Ar de interiores da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, ar condicionado, ventilação e aquecimento.

O metano, principal componente do gás natural usado para abastecer fogões e aquecer casas, tem mais de 80 vezes mais poder de aquecimento do que o dióxido de carbono nas duas primeiras décadas em que está na atmosfera. Por esse motivo, os cientistas estão se concentrando no combustível fóssil como uma forma de diminuir rapidamente a poluição que aquece o planeta. 

Vários estudos também descobriram que os fogões a gás são responsáveis ​​por problemas graves de saúde, incluindo asma. A combustão do gás de cozinha pode emitir vários gases prejudiciais à saúde, como:

Monóxido de carbono (CO): é um gás inodoro e incolor que pode ser letal em altas concentrações. A exposição ao monóxido de carbono pode causar dor de cabeça, náusea, tontura, confusão mental, fraqueza e até a morte.

Dióxido de nitrogênio (NO2): é um gás irritante que pode causar inflamação nos pulmões e agravar doenças respiratórias, como asma e bronquite.

Formaldeído (HCHO): é um gás irritante e carcinogênico que pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta, além de provocar alergias e problemas respiratórios.

Óxidos de nitrogênio (NOx): são gases que podem contribuir para a formação de ozônio troposférico (um poluente atmosférico), além de causar inflamação nos pulmões e agravar doenças respiratórias.

Partículas finas: são partículas sólidas ou líquidas suspensas no ar que podem penetrar profundamente nos pulmões e causar problemas respiratórios e cardiovasculares.

Como se proteger

Se você faz uso de fogão a gás, existem várias medidas que podem ajudar a mitigar os efeitos negativos na qualidade do ar interior, incluindo:

Ventilação adequada: É importante garantir uma boa ventilação no ambiente em que o fogão a gás está instalado, para permitir a dissipação dos poluentes gerados durante a combustão. É possível melhorar a ventilação abrindo janelas, instalando exaustores ou ventiladores, ou utilizando um sistema de ventilação mecânica.

Manutenção adequada: Um fogão a gás mal ajustado ou com vazamentos pode emitir níveis mais altos de poluentes do que um fogão bem conservado. Por isso, é importante fazer a manutenção regular do fogão e garantir que as conexões e tubulações estejam em bom estado.

Uso de detectores de gás: É recomendável instalar detectores de gás nos ambientes em que o fogão a gás é utilizado, para alertar sobre a presença de vazamentos.

Uso de purificadores de ar: O uso de purificadores de ar eficientes pode eliminar do ambiente gases e compostos orgânicos voláteis (covs) emitidos pela queima do combustível fóssil.

Redução do tempo de uso: Reduzir o tempo de uso do fogão a gás pode ajudar a diminuir a exposição a poluentes. Uma alternativa pode ser utilizar panelas de pressão, que cozinham os alimentos mais rapidamente.

Logo Ecoquest

A Ecoquest

Somos uma empresa com ampla experiência em soluções para tratamento do ar interno e do ar de exaustão, construindo histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado.

Artigos Relacionados

Ondas de Calor: passando cada vez mais tempo em ambientes climatizados, precisamos mais que nunca atentar para Qualidade do Ar Interior

Qualidade do Ar em Manaus evidencia urgência por tecnologias de tratamento do ar interior

Movimento liderado por mães pede mais qualidade do ar nas escolas de Winsconsin

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Ao se inscrever você concorda com os termos da Política de Privacidade