O impacto negativo das fragrâncias na saúde e na qualidade do ar interior

16 de dezembro de 2024

O impacto negativo das fragrâncias na saúde e na qualidade do ar interior

A preocupação com a qualidade do ar dentro de nossas casas e escritórios tem crescido, especialmente à medida que estudos revelam fontes inesperadas de poluição interna que podem afetar gravemente a saúde. Produtos como velas perfumadas, difusores, sprays, produtos de limpeza altamente perfumados e incensos têm se mostrado grandes contribuintes para a má qualidade do ar interno.

Velas: uma fonte surpreendente de poluição

Um estudo dinamarquês investigou a qualidade do ar em 56 residências de não fumantes em Copenhague. Para surpresa dos cientistas, as ruas movimentadas não eram as maiores vilãs. Em vez disso, as velas acesas em ambientes internos foram identificadas como a principal fonte de partículas ultrafinas (UFP), o tipo mais perigoso de poluente do ar. Essas nanopartículas, capazes de penetrar profundamente nos pulmões e alcançar a corrente sanguínea, estão associadas a um aumento significativo no risco de doenças pulmonares, cardíacas, danos neurológicos, câncer e outras condições graves.

Durante o estudo, 28 das casas analisadas acenderam velas por uma média de duas horas diárias, o que contribuiu com 58% da poluição total por UFP nesses lares. Somado ao impacto da culinária (30%), velas e cozinhar foram responsáveis por mais de 80% da poluição do ar interno. Em comparação, as ruas próximas representaram apenas 3% da poluição.

Produtos de fragrâncias domésticas e seus riscos ocultos

Velas perfumadas, difusores, incensos e purificadores de ar também são fontes de compostos orgânicos voláteis (COVs) e outros poluentes nocivos. A queima de velas e incensos libera gases tóxicos, como monóxido de carbono, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e formaldeído. Velas perfumadas produzem ainda mais partículas finas do que velas não perfumadas, e os fabricantes não são obrigados a divulgar todos os ingredientes utilizados.

A exposição a esses poluentes está associada a problemas de saúde de curto prazo, como tosse, irritação nos olhos, nariz e garganta, e a longo prazo, a condições graves como doenças cardíacas, câncer de pulmão e bronquite crônica.

Um exemplo alarmante é o impacto dos aerossóis e purificadores de ar, que introduzem partículas ultrafinas e COVs no ambiente. Em pequenos cômodos mal ventilados, como banheiros e quartos, a concentração desses poluentes aumenta consideravelmente, elevando os riscos à saúde.

‘Natural’ nem sempre é mais seguro

Alguns consumidores optam por fragrâncias feitas com ingredientes naturais na tentativa de evitar a exposição a produtos químicos prejudiciais. No entanto, quando queimados, aditivos naturais também podem liberar altos níveis de poluição. Alguns dos compostos emitidos podem reagir com o ozônio presente no ar do ambiente, gerando subprodutos que podem ser tóxicos. Embora o uso de fragrâncias para casa esteja em alta, ainda há pouca pesquisa sobre esses produtos, e não sabemos completamente o impacto deles na qualidade do ar e na saúde. Além disso, alguns efeitos adversos podem aparecer apenas após anos de exposição crônica.

Se você gosta de usar fragrâncias em casa, há maneiras de reduzir a exposição a substâncias potencialmente prejudiciais. Por exemplo, tente usá-las em espaços maiores, como a sala de estar, e mantenha as janelas abertas. Certifique-se de que nenhuma saída de ar esteja bloqueada – especialmente no ambiente onde planeja usar fragrâncias. Por fim, a maior parte da fumaça das velas é liberada quando a chama é apagada. Para minimizar riscos, tente sempre apagar velas em áreas externas.

Como minimizar os riscos

Para quem gosta de utilizar velas ou fragrâncias em casa, é possível reduzir os impactos na qualidade do ar:

  1. Utilize esses produtos em cômodos maiores e bem ventilados.
  2. Mantenha janelas abertas ou verifique se as aberturas de ventilação não estão bloqueadas.
  3. Ao apagar velas, faça isso ao ar livre para evitar a liberação de partículas concentradas no momento da extinção da chama.
  4. Prefira métodos alternativos para melhorar o aroma do ambiente, como ventilação natural, plantas que filtram o ar e purificadores.

A melhor maneira de purificar o ar e eliminar odores

Em um cenário onde a qualidade do ar interno se torna cada vez mais preocupante, a tecnologia ActivePure, trazida ao Brasil com exclusividade pela Ecoquest, destaca-se como uma solução revolucionária para combater os problemas de poluição interna. Desenvolvida originalmente para aplicações espaciais, essa tecnologia é reconhecida mundialmente pela sua capacidade única de eliminar de maneira rápida e eficaz uma ampla gama de contaminantes presentes no ar e em superfícies.

Os purificadores de ar equipados com ActivePure atuam de forma proativa, eliminando bactérias, fungos, vírus e esporos de mofo, além de neutralizar odores em minutos. Uma das funcionalidades mais inovadoras é o tratamento de choque, ideal para situações extremas de odores ou contaminações, disponível nos equipamentos portáteis.

Já nos equipamentos instalados nos dutos de ventilação, a tecnologia ActivePure tem a vantagem de atuar continuamente, purificando o ar em tempo real sem depender de ciclos de espera ou filtragem passiva.

Isso a torna ideal para diversos ambientes, desde quartos de hotel, consultórios médicos, cozinhas, restaurantes, e espaços corporativos, onde a qualidade do ar impacta diretamente o bem-estar e a saúde de clientes e colaboradores.

Com a exclusividade da Ecoquest no Brasil, essa solução está mais acessível para aqueles que desejam proteger suas famílias e colaboradores de forma eficiente. Seja para neutralizar odores desagradáveis, eliminar patógenos perigosos ou simplesmente criar um ambiente mais saudável, os purificadores de ar com ActivePure representam um grande avanço em tecnologias de qualidade do ar interno. Para saber mais, fale com a Ecoquest.

 

Fonte: https://www.sciencenordic.com/chemistry-denmark-environment/our-homes-are-filled-with-soot-nanoparticles-from-candle-flames/1390377

Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1352231012002683

Fonte: https://theconversation.com/how-home-fragrances-can-impact-indoor-air-quality-and-your-health-244221

 

Logo Ecoquest

A Ecoquest

Somos uma empresa com ampla experiência em soluções para tratamento do ar interno e do ar de exaustão, construindo histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado.

Artigos Relacionados

Surto de vírus respiratório na China: devemos nos preocupar com o HPMV?

5 Estratégias Essenciais para Garantir uma Boa Qualidade do Ar Interior

O impacto financeiro da baixa higiene dentro dos escritórios

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Ao se inscrever você concorda com os termos da Política de Privacidade