O Globo: ‘Filtragem’ do ar com tecnologia da Nasa ajuda a reabrir comércio e escritórios

26 de julho de 2021

Ecoquest foi destaque em matéria do jornal O Globo, confira:

23/07/2021 • 07:00
Por Denyse Godoy, especial para Capital


Conforme avança a vacinação contra a covid-19 no Brasil, empresas de todos os setores aceleram os preparativos para voltar a receber funcionários e clientes. Mais procurada entre as medidas usadas para sanitizar os ambientes, a descontaminação do ar ganhou uma tecnologia que destrói o novo coronavírus.

Companhias tão diversas quanto a mineradora Vale, o restaurante paulistano Tatá Sushi e o hotel Hilton São Paulo estão utilizando a Ionização Rádio Catalítica (IRC) para reduzir os riscos de contágio em suas dependências. A IRC foi desenvolvida pela Nasa, a agência espacial americana, para manter limpo o ar nas estações que orbitam o planeta.

Na Terra, funciona com um pequeno equipamento que pode ser instalado nos aparelhos de ar condicionado e emite uma luz ultravioleta germicida que reage com água e a umidade do ambiente criando partículas baseadas no oxigênio e no hidrogênio que são capazes de eliminar vírus de gripes, da covid-19 e de alguns tipos de bactérias e fungos.

A possibilidade de transmissão da covid-19 pelo ar passou a ser considerada maior do que a de contaminação por contato pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os riscos são ainda mais elevados em lugares fechados que recebem grande número de pessoas. Frequentar um bar e comer em um bufê, por exemplo, são consideradas atividades com risco de contágio 9 em uma escala de 1 (menos perigosa) a 10 (mais perigosa), segundo estudo da Associação Médica do Texas.

Para Henrique Cury, presidente da Ecoquest, única empresa a oferecer a tecnologia no país, a demanda pela sanitização do ar veio para ficar. “A transformação de espaços em ambientes saudáveis fará parte do novo normal, o que inclui, sobretudo, a qualidade do ar que respiramos”, diz Cury.

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, a Ecoquest tratou o ar de mais de 1,1 milhão de metros quadrados de espaços comerciais. Metade desse total foi de escritórios corporativos. Registrou, em 2020, um crescimento de 100% no faturamento, e prevê manter o ritmo de expansão em 2021.

Logo Ecoquest

A Ecoquest

Somos uma empresa com ampla experiência em soluções para tratamento do ar interno e do ar de exaustão, construindo histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado.

Artigos Relacionados

Ondas de Calor: passando cada vez mais tempo em ambientes climatizados, precisamos mais que nunca atentar para Qualidade do Ar Interior

Qualidade do Ar em Manaus evidencia urgência por tecnologias de tratamento do ar interior

Movimento liderado por mães pede mais qualidade do ar nas escolas de Winsconsin

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Ao se inscrever você concorda com os termos da Política de Privacidade