Faiar inicia elaboração de Norma Ibero-Americana de Hospitais durante evento nos EUA

3 de março de 2020

Os membros da Faiar – Federación de Asociaciones Ibero-americanas de Aire Condicionado Y Refrigeración estiveram reunidos na AHR Expo Orlando (FL), nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, nos Estados Unidos, para a elaboração da Norma Ibero-Americana de Hospitais. O objetivo é determinar os critérios de qualidade do ar interno em ambientes hospitalares.

Na oportunidade, os membros da Federação determinaram os principais itens que irão compor a norma, que terá como base a NBR-7256, estabelecida pela ABNT, além de padrões que já estão em uso na Europa e Colômbia, para dar celeridade à redação e aprovação do documento. “A expectativa é de finalizarmos até o final de 2020. Para tanto, vamos nos reunir periodicamente para realizarmos os ajustes necessários”, explica Henrique Cury, diretor da EcoQuest e membro atuante do Qualindoor, Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno ABRAVA. Além disso, o executivo é delegado internacional da ABRAVA, destacado para representar a Associação na comissão que elabora a norma.

Todo o processo está sendo liderado por representantes do Brasil (Henrique Cury), Espanha (Paulino Pastor), Colômbia (Roberto D’annestra) e México (Elza Ynez). O objetivo é apresentar as melhores práticas para concepção de projetos de climatização em hospitais, além de determinar parâmetros de qualidade do ar interno, as metodologias e a manutenção adequada do sistema e dos ambientes.

De acordo com Cury, estabelecer uma norma para este tipo de ambiente é fundamental, pois se trata de um local extremamente sensível à bactérias e vírus. “Por mais cuidadosa que seja uma instalação, os microorganismos e bactérias são trazidos, muitas vezes, pelos pacientes, médicos e visitantes, podendo causar risco à saúde de todos. Além disso, sabemos da relação direta entre obras dentro de um hospital e o aumento de infecções hospitalares, principalmente causadas pelo Aspergillus Niger, sempre transportado por partículas que circulam pelo hospital durante essas reformas”, explica o executivo.

Ainda segundo Cury, existe uma grande preocupação com o ar que se respira em todo o mundo. Segundo ele, existe muita inteligência sobre o assunto, no entanto, é preciso disseminá-la, aplicá-la efetivamente para que os resultados sejam percebidos. “Qualquer esforço dedicado ao controle da qualidade do ar interno em hospitais trará benefícios significativos à saúde dos pacientes. Isso significa a diminuição de contaminações, infecções, tempo de internação, volta mais rápida às atividades cotidianas, entre outros”, afirma o executivo.

Qualidade do ar em ambientes internos

Na mesma ocasião, os membros da Faiar apresentaram oficialmente a norma de qualidade do ar em ambientes internos, aprovada no ano passado, para todos os presidentes de associações nacionais ligadas ao setor presentes na reunião. O documento determinará os parâmetros de medição, as metodologias e a manutenção do ar para que seja considerado saudável.

O próximo passo para a efetiva implementação da norma é o treinamento dos líderes de cada país que, por sua vez, serão encarregados de repassar os conteúdos aos profissionais de manutenção para que a norma seja respeitada.

A FAIAR reúne as associações dos setores de ar condicionado e refrigeração do Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e Brasil, representado pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA).

——

Sobre a EcoQuest: A EcoQuest do Brasil acredita na transformação da qualidade do ar em qualidade de vida. Com mais de 14 anos de experiência em tratamento e monitoramento do ar, construiu histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado. Sediada em São Paulo, a empresa conta com representantes credenciados nos demais estados brasileiros. Oferece soluções tecnológicas que promovem a saúde e o bem-estar em setores como hospitais, laboratórios, indústrias farmacêuticas, indústrias alimentícias, restaurantes, bancos, escritórios, shoppings centers, hotéis, escolas, academias e residências.

A EcoQuest é a única empresa no Brasil autorizada a trabalhar com uma tecnologia legitimamente desenvolvida e aprovada pela NASA, por meio do SPACE CERTIFICATE. Este certificado é conferido pela agência às tecnologias que foram utilizadas no espaço e adaptadas com excelência ao mercado comercial.

Logo Ecoquest

A Ecoquest

Somos uma empresa com ampla experiência em soluções para tratamento do ar interno e do ar de exaustão, construindo histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado.

Artigos Relacionados

Ondas de Calor: passando cada vez mais tempo em ambientes climatizados, precisamos mais que nunca atentar para Qualidade do Ar Interior

Qualidade do Ar em Manaus evidencia urgência por tecnologias de tratamento do ar interior

Movimento liderado por mães pede mais qualidade do ar nas escolas de Winsconsin

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Ao se inscrever você concorda com os termos da Política de Privacidade