Brasil é um dos países que estão desenvolvendo a norma ibero-americana de qualidade do ar interno

7 de fevereiro de 2018

Representantes do Brasil, Espanha e Colômbia estão em fase final da criação da norma que será adotada pelos países ibero-americanos no que diz respeito à qualidade do ar interno em edificações. Essa norma apontará parâmetros de medição da qualidade do ar interno, as metodologias e a manutenção desse ar para que seja considerado saudável.

Esses três países já contam com regulamentações sobre a qualidade do ar em ambientes internos, que serão as bases para que se estabeleça a norma de referência para a ibero-América.

A iniciativa faz parte das ações do FAIAR – Federación de Asociaciones Ibero-americanas de Aire Condicionado Y Refrigeración, entidade que reúne as associações dos setores de ar condicionado e refrigeração do Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e Brasil, representado pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA).

Em setembro, durante a Febrava, o principal evento do setor realizado no Brasil, foi lançado o Comitê de Qualidade do Ar do FAIAR, com o objetivo de criar a norma referencial de qualidade do ar interno e estabelecer um programa de treinamento credenciado para a Ibero-América, que permita que profissionais sejam certificados nesse setor.

Henrique Cury, diretor da EcoQuest do Brasil e membro atuante do Qualindoor, Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno ABRAVA, foi indicado para integrar o grupo de trabalho de normas técnicas, representando a ABRAVA, juntamente com Paulino Pastor, representante da Espanha, e Roberto D’annestra, pela Colômbia. “É um orgulho pessoal ter sido indicado para esse importante trabalho e também é um orgulho para o Brasil ser um dos países que vai nortear as especificações dessa norma como um exemplo para os demais”, afirma Cury.

O executivo explica que, para os países que já contam com regulamentação sobre a qualidade do ar interno, a norma já existente se sobrepõe à referência ibero-americana. As normas brasileiras que estão sendo utilizadas nesse processo são a Resolução RE 09 (2003), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a NBR 16 401(2008).

Logo Ecoquest

A Ecoquest

Somos uma empresa com ampla experiência em soluções para tratamento do ar interno e do ar de exaustão, construindo histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado.

Artigos Relacionados

Ondas de Calor: passando cada vez mais tempo em ambientes climatizados, precisamos mais que nunca atentar para Qualidade do Ar Interior

Qualidade do Ar em Manaus evidencia urgência por tecnologias de tratamento do ar interior

Movimento liderado por mães pede mais qualidade do ar nas escolas de Winsconsin

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Ao se inscrever você concorda com os termos da Política de Privacidade