A ABRAVA, Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, destaca algumas medidas preventivas que podem contribuir para o funcionamento seguro de um ambiente, garantindo a qualidade do ar adequada em favor da saúde das pessoas.
NO AMBIENTE:
Ajustar a renovação do ar externo em maior vazão possível, com atenção para áreas altamente poluídas. Maior ventilação do ambiente interno, menor o risco de transmissão de patógenos.
Monitorar constantemente a qualidade do ar, com especial atenção ao nível de material particulado e umidade que facilitam a proliferação de vírus. Manter todo o sistema de climatização limpo e higienizado, incluindo bandeja e dutos de distribuição de ar.
Verificar o filtro periodicamente e trocá-lo antes do término de sua vida útil determinada pelo fabricante.
Manter os sistemas em operação por mais horas, se possível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para aprimorar a qualidade do ar interno.
Desinfecção de ambientes com filtragem absoluta (HEPA) associados a tecnologias ativas, como ionização e foto-catálise. Quanto ao sistema de dutos e ambientes maiores, recomenda-se desinfecção com ozônio em ambientes desocupados e células foto-catalíticas nos dutos.
Considere o UVGI (irradiação germicida ultravioleta), na serpentina de ar-condicionado para eliminação de bio-filme.
Manter atualizada as análises da qualidade do ar interno (semestralmente) e fazer as correções dos desvios identificados nos laudos, conforme Resolução 09 da ANVISA.
Manter atualizado o Plano de Manutenção, Operação e Controle: PMOC do Ar Condicionado.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA: Uso de EPI’s.
Utilização de máscaras, óculos e luvas, por profissionais que prestam serviço de manutenção do ar condicionado;
Não retirar o filtro do ar condicionado da embalagem antes do seu uso efetivo;
Após o seu uso, descartá-los de forma apropriada, utilizando sacos plásticos;
Na sala de máquinas, manter o asseio e limpeza do ambiente, proibir o armazenamento de objetos no local e restringir o acesso de pessoas.