Aspergillus é um gênero de fungos. Recebeu esse nome devido ao seu formato semelhante a um aspergillum , que é um utensílio utilizado em cerimônias religiosas. Juntamente com Penicillium e Cladosporium, é o tipo mais comum de bolor interno e um dos mais bem estudados. No entanto, também causa uma série de problemas de saúde quando inalado.
Existem mais de 180 espécies diferentes no gênero Aspergillus. Abaixo estão 3 dos mais comuns.
Aspergillus fumigatus
Aspergillus fumigatus , derivado da palavra latina para “fumaça”, é a causa mais comum de infecções fúngicas perigosas em humanos.
Existem várias razões para isso:
- Os esporos de A. fumigatus são facilmente dispersos, mesmo pelas menores correntes de ar.
- Esses esporos são resistentes à radiação ultravioleta, devido à presença de melanina em suas paredes celulares, que lhes oferece proteção contra a resposta imune humana.
- Seus esporos têm o tamanho e a estrutura química perfeitos para penetrar profundamente nos pulmões e aderir a eles.
Existem 2 outros possíveis contribuintes para a natureza infecciosa do A. fumigatus:
- Desenvolveu resistência aos azóis (uma variedade de medicamentos antifúngicos).
- Produz micotoxinas responsáveis por causar “infecções repetidas encontradas entre os habitantes de edifícios com problemas de umidade”.
Aspergillus niger:
Aspergillus niger , comumente conhecido como mofo preto, vem da palavra latina para “negro”. Este fungo é usado para gerar grandes quantidades de ácido cítrico e criar enzimas que são usadas na produção de alimentos e biocombustíveis. Também ajuda a proteger o meio ambiente, pois pode ser usado para remover corantes químicos da água. No entanto, esses benefícios não negam o fato de que o mofo preto é o mais prejudicial de todos os mofos encontrados em ambientes fechados.
Aspergillus versicolor
Como o mofo preto, o Aspergillus versicolor produz alguns compostos muito interessantes, incluindo metabólitos anticancerígenos que contribuíram para a pesquisas sobre o câncer. Também pode ser útil para remover chumbo de águas residuais industriais. Por outro lado, o A. versicolor é um gerador prolífico de gases VOC microbianos, que podem causar “dores de cabeça, falta de concentração, desatenção e tontura”. Também causa uma série de infecções cutâneas e oculares porque produz esterigmatocistina, que pode ser um imunossupressor.
O que eles têm em comum
Todas as três espécies de Aspergillus compartilham certas características.
- Os esporos de Aspergillus podem desencadear alergias e asma. Isso significa que, por mais úteis que sejam, você não quer que as colônias prosperem dentro de casa ou do escritório.
- Os esporos de Aspergillus estão por toda parte. Você respira esporos de Aspergillus todos os dias. O objetivo não é a eliminação – mas a redução.
- Muitos esporos de Aspergillus podem causar doenças. Aspergilose refere-se a um espectro de doenças causadas por Aspergillus variando de sensibilidade respiratória moderada a uma infecção grave.
Como a Ecoquest gerencia o mofo
Testamos com sucesso a tecnologia ActivePure (fotocatálise avançada) contra A. niger e A. versicolor. Um dispositivo contendo uma geração anterior de fotocatálise avançada foi capaz de reduzir a concentração de A. versicolor nas superfícies em 84,1%.
De maneira ainda mais impressionante, os dispositivos com a tecnologia atual neutralizam 99,9% dos esporos de A. niger no ar em 30 minutos.
Fale com a Ecoquest para mais informações sobre como reduzir com eficácia o mofo em ambientes fechados.