Ecoquest lança ActivePure – 5ª geração de Ionização Rádio Catalítica

8 de março de 2021

A tecnologia ActivePure, nova geração de Ionização Rádio Catalítica para descontaminação do ar, acaba de chegar ao Brasil trazida pela Ecoquest.

Uma melhor combinação entre os metais, maior produção de oxidantes e maior área de cobertura são alguns dos aprimoramentos trazidos pela nova tecnologia, que foi patenteada nos EUA pela Aerus, parceira exclusiva da Ecoquest no Brasil.

Trata-se de uma evolução disruptiva que resultou na aprovação para uso como Medical Device classe 2 pelo FDA, a “Anvisa” americana, após inúmeros testes de eficiência e segurança. Além disso é a única tecnologia reconhecida e presente no Hall Of Fame da Nasa.

Testes realizados em laboratórios militares nos EUA comprovaram a eficácia de ActivePure na inativação do Sars-COv 2 presente no ar em tempo recorde de 3 minutos.

É a tecnologia de desinfecção de ar mais eficaz disponível hoje no mundo, capaz de eliminar diversos vírus, bactérias, gases tóxicos e fungos prejudiciais à saúde humana com uma eficiência sem igual.

ActivePure proporciona ainda um ganho em energia elétrica ao diminuir a necessidade de renovação do ar em ambientes climatizados, sendo, portanto, uma solução ecológica.

História da Ionização Rádio Catalítica

A primeira geração de ionização rádio catalítica foi criada pela Nasa na década de 1990 para lidar com problemas oriundos dos experimentos com plantas dentro da estação espacial americana.

Contendo apenas 1 metal e 1 intensidade de Luz UV-C , a tecnologia criada purificava o ar dentro do ambiente para que os astronautas pudessem respirar um ar mais saudável.

Já a segunda geração de IRC, lançada por empresas nos anos 2000, foi fruto de tentativas mal sucedidas de recriar a tecnologia da Nasa. A tecnologia produzia um residual de ozônio, gás prejudicial ao ser humano, o que inviabilizava seu uso em ambientes ocupados.

No ano de 2006 foi lançada a terceira geração de IRC. Ela continha 4 metais e uma intensidade de luz uv-c. Mostrou-se muito eficiente, a ponto de conseguir a certificação da Space Foundation. Mas ainda havia algo a ser melhorado: a produção residual de ozônio.

Este avanço chegou com a 4ª geração de ionização rádio catalítica, no ano de 2014. Nessa versão, manteve-se a combinação de 4 metais e adicionou-se mais uma intensidade de luz uv germicida.

Agora, a 5ª geração de IRC dá um salto disruptivo na evolução da tecnologia.

Patenteada nos Estados Unidos sob o nome ActivePure, ela traz uma combinação melhorada entre os 4 metais que permite uma produção intensa de oxidantes amigáveis, sem nenhum residual de sub-produtos. Além disso, a área de cobertura de cada célula é bem maior, otimizando a reação.

Não à toa, ActivePure foi incluída no Hall of Fame da Nasa, como pode ser verificado aqui. E como já mencionado, foi aprovada pelo FDA como Medical Device Classe 2.

Logo Ecoquest

A Ecoquest

Somos uma empresa com ampla experiência em soluções para tratamento do ar interno e do ar de exaustão, construindo histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado.

Artigos Relacionados

Ondas de Calor: passando cada vez mais tempo em ambientes climatizados, precisamos mais que nunca atentar para Qualidade do Ar Interior

Qualidade do Ar em Manaus evidencia urgência por tecnologias de tratamento do ar interior

Movimento liderado por mães pede mais qualidade do ar nas escolas de Winsconsin

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Ao se inscrever você concorda com os termos da Política de Privacidade