Atenção à qualidade do ar interno já é uma realidade nos EUA

16 de setembro de 2020

O cenário atual, enquanto ainda se vive mundialmente a pandemia do coronavírus, trouxe à tona a necessidade de mais atenção à qualidade do ar em ambientes internos. Ainda mais quando a Organização Mundial da saúde, corroborando o que cientistas do mundo todo já alertavam, afirma que o coronavírus também é transmitido pelo ar.

Nos Estado Unidos, por exemplo, diversos empreendimentos comerciais como escolas, hotéis e restaurantes, vêm investindo em tecnologias avançadas de purificação do ar.

É o caso do resort Crystal Mountain, um lugar em que as pessoas vão para relaxar, descansar e melhorar a saúde. Localizado em Michigan, o hotel, que já tinha adotado medidas abrangentes para melhorar a higienização e o distanciamento social ao reabrir os serviços para hóspedes, investiu em frentes diversificadas para cuidar da qualidade do ar nos ambientes.

Purificadores de ar que utilizam tecnologia da NASA (tecnologia IRC-Ionização Rádio Catalítica) foram recentemente instalados nos sistemas de aquecimento e resfriamento do alojamento principal, do spa, da academia de ginástica e de outras áreas comuns. O resort realizou a manutenção dos filtros no sistema de tratamento de ar e também instalou filtros de ar portáteis em quartos e em outros espaços. Também foram feitas alterações para aumentar em 20% o fluxo de ar fresco em locais públicos internos.

Outro exemplo é a escola Pine View, na Florida, que passa a ser equipada com purificadores de ar do tipo usado em hospitais, para reduzir a possibilidade de contagio.  Ao todo foram 130 equipamentos adquiridos, que utilizam as tecnologias de Luz Ultravioleta Germicida (Luz UV-C) e a IRC.

Quem também está adotando a tecnologia de Luz Ultravioleta Germicida (Luz UV-C) é o Departamento de Educação da cidade de Nova York, que anunciou a compra de 10.000 purificadores de ar para a instalação nas escolas públicas da região.

A Luz UV-C é instalada na serpentina do ar-condicionado para a eliminação de vírus e do chamado “bio-filme”, a colônia de fungos e bactérias que cresce com a umidade e temperatura elevadas.

Já a IRC produz oxidantes naturais, baseados em oxigênio e hidrogênio, sendo o principal deles o Peróxido de Hidrogênio (H2O2), que realizam a descontaminação microbiológica constante no ambiente.

A tecnologia IRC passou por testes em laboratórios homologados pelo FDA seguindo os protocolos por ele recomendados que comprovaram a redução de 99,999 % do vírus MS2, de mesma cepa do coronavírus. Recentemente, os testes foram feitos com o Covid-19, sob os mesmos protocolos, e os resultados foram muito similares ao MS2, aguardando apenas serem homologados. No Brasil, a IRC também conta com estudos de validação dos mais renomados órgãos nacionais como o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicos.

Logo Ecoquest

A Ecoquest

Somos uma empresa com ampla experiência em soluções para tratamento do ar interno e do ar de exaustão, construindo histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado.

Artigos Relacionados

Ondas de Calor: passando cada vez mais tempo em ambientes climatizados, precisamos mais que nunca atentar para Qualidade do Ar Interior

Qualidade do Ar em Manaus evidencia urgência por tecnologias de tratamento do ar interior

Movimento liderado por mães pede mais qualidade do ar nas escolas de Winsconsin

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Ao se inscrever você concorda com os termos da Política de Privacidade