Como prevenir a sepse: 5 ações que você pode tomar

27 de setembro de 2023
Sepse Pesquisa

Muito tem se falado sobre a sepse nos últimos anos, em decorrência do grande aumento de casos ocorrendo no mundo todo.

A sepse é uma resposta exagerada do sistema imunológico diante de alguma infecção, que pode acabar danificando órgãos importantes como coração, pulmões e rins, e potencialmente levar à morte. Ela é mais comum do que se imagina. Pode acontecer em resposta a qualquer tipo de infecção – uma ferida, uma doença ou até mesmo má escovação dental.

As infecções causadas por bactérias têm maior probabilidade de causar sepse. Isto inclui infecções nos pulmões (pneumonia), trato urinário, pele ou trato digestivo. Mas fungos e infecções virais, incluindo gripe e COVID-19, também podem causar sepse.

Desde a década de 1990 organizações médicas pelo mundo vêm coletando conjuntamente dados sobre a sepse, o que resultou em uma queda significativa de mortes por sepse na Europa, Estados Unidos e Oceania. Mas infelizmente o Brasil ainda padece de taxas de mortalidade entre 50% e 60%.

Quem está em risco

Qualquer pessoa pode desenvolver sepse devido a qualquer infecção. O tipo de infecção, sua gravidade e quanto tempo permanece sem tratamento podem desempenhar um papel no risco de sepse.

Algumas pessoas correm maior risco de desenvolver sepse, incluindo pessoas com sistema imunológico enfraquecido e pessoas com câncer ou doenças renais ou hepáticas. A diabetes também aumenta o risco, especialmente se não for bem gerida. Pessoas com mais de 65 anos e crianças menores de 1 ano também apresentam risco aumentado de desenvolver sepse.

E alguns medicamentos podem aumentar o risco de sepse: tomar antibióticos com muita frequência ou não terminar o tratamento com antibióticos pode aumentar a probabilidade de você pegar uma infecção que não responde aos antibióticos.

Como prevenir a sepse

Mantenha vacinas em dia: Isto inclui a COVID-19, a gripe, a herpes, a pneumonia e outras vacinas recomendadas para a sua idade e condições de saúde. As vacinas podem prevenir ou limitar a gravidade destas condições e reduzir o seu potencial de levar à sepse.

Conheça os sinais de alerta da sepse: Estes incluem frequência cardíaca elevada , pressão arterial baixa, febre, calafrios, confusão, falta de ar, dor extrema e pele pegajosa. Às vezes as pessoas sentem desmaios ou tonturas.

Pratique uma boa higiene. Lave as mãos com água e sabão principalmente depois de usar o banheiro ou assoar o nariz, antes de comer e após exposição a grandes grupos ou locais públicos.

Mantenha superfícies e ar interior livres de fungos, vírus e bactérias: Nos últimos anos, a propagação da gripe influenza A (H1N1) e da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV), bem como do recém-surgido SARS-CoV-2 tem sido associada à transmissão aérea. Isto trouxe a qualidade do ar interior (QAI) para o centro das atenções, principalmente em ambientes de saúde. A higiene e o controle da qualidade do ar em empresas, nas instalações hospitalares não é apenas vital para a prevenção de infecções, mas também é fundamental para garantir a saúde, a produtividade e o bem-estar ideais dos profissionais.

O tratamento adequado do ar e de superfícies é capaz de reduzir drasticamente a incidência de vírus, bactérias e fungos nos ambientes internos, antes que eles infectem os ocupantes.

Alguns dos maiores e melhores hospitais do Brasil fazem uso da tecnologia ActivePure de descontaminação do ar, que conta com a aprovação do FDA (a Anvisa americana) e é capaz de eliminar diversos patógenos, dentre eles o Sars Cov 2 e o superfungo Candida Auris, vírus, bactérias e fungos, em até 99. 9% no ar e em superfícies.

A tecnologia funciona continuamente em ambientes ocupados, ou seja, protege os ocupantes em tempo integral. Sua ação se dá de maneira ativa, não sendo necessário esperar que os patógenos passem pelos filtros do sistema de ventilação. As partículas emitidas por ActivePure, totalmente inócuas aos seres humanos, vão de encontro aos contaminantes eliminando-os em tempo recorde.

Patenteada nos EUA, a tecnologia ActivePure é a única de sua classe reconhecida pela Space Foundation como Certified Space Technology, compondo o Space Foundation Hall of Fame.

Ela está disponível tanto em equipamentos portáteis para ambientes de até 279 m2,  como em dispositivos acoplados ao sistema de ventilação para áreas maiores.

A Ecoquest, parceira da ActivePure Technologies, é a única distribuidora da tecnologia no Brasil. Para saber mais, entre em contato.

Logo Ecoquest

A Ecoquest

Somos uma empresa com ampla experiência em soluções para tratamento do ar interno e do ar de exaustão, construindo histórias de sucesso em diferentes segmentos do mercado.

Artigos Relacionados

Banheiros em Shopping Centers: Soluções Eficientes para Neutralização de Odores

Shopping Centers: como neutralizar odores nas centrais de descarte

Agência ambiental americana endurece leis de qualidade do ar

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Ao se inscrever você concorda com os termos da Política de Privacidade